Acerca de
Bem-Vindo(a) à 1ª Conferência Nacional Livre da Engenharia, Ciência, Tecnologia e Inovação
Nos marcos da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), será realizada a 1ª Conferência Livre da Engenharia, Ciência, Tecnologia e Inovação.
A Conferência é fruto de uma parceria entre a Engenharia pela Democracia (EngD), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Fundação Memorial da América Latina. Será realizada no formato híbrido – tanto presencial (para 150 pessoas) quando virtual (com transmissão ao vivo pelos canais e páginas das três organizações, dos parceiros e dos apoiadores).
Marcada para 10 de abril, Dia Nacional da Engenharia, que também vamos comemorar, a Conferência Livre será realizada no auditório da Biblioteca Latino-Americana, no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo. O Memorial, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e considerado uma grande obra de arte da engenharia nacional, é patrimônio histórico e cultural.
A programação será dedicada ao seguinte tema: “Protagonismo e retomada da engenharia, da ciência, tecnologia e inovação para a Nova Indústria Brasil – fortalecer o ecossistema de inovação e a estratégia de ação conjunta entre o setor público, a iniciativa privada, pesquisadores acadêmicos e líderes de startups”.
É com esse espírito de diálogo, participação e inclusão que convidamos para se inscrever e para que enviem suas colaborações, em artigos ou vídeos curtos, para a 1ª Conferência Livre da Engenharia, Ciência, Tecnologia e Inovação.
TEMÁRIO
Protagonismo e retomada da engenharia, da ciência, tecnologia e inovação para a Nova Indústria Brasil – fortalecer o ecossistema de inovação e a estratégia de ação conjunta entre o setor público, a iniciativa privada, pesquisadores acadêmicos e líderes de startups.
PROGRAMAÇÃO
1ª Conferência Livre da Engenharia, Ciência, Tecnologia e Inovação
10 de abril de 2024
09h
Credenciamento
10h
Sessão Solene de Abertura
(EngD - SBPC - Fundação Memorial da América Latina. Coordenador da Conferência: Miguel Manso Perez - EngD)
12h
Inauguração da Exposição: A ARTE DA ENGENHARIA DO BRASIL
13:30h
Mesa 1: O Protagonismo e a Retomada da Engenharia, Ciência, Tecnologia e Inovação para a Nova Indústria Brasil – Rumo ao Fórum da Engenharia Nacional
(Coordenador: Allen Habert - EngD)
15:30h
Mesa 2: Fortalecer o Ecossistema de Inovação – O Papel dos Parques Tecnológicos, ICTs e Fundações na Estratégia de Ação Conjunta entre o Setor Público a Iniciativa Privada, Pesquisadores Acadêmicos e Líderes de Startups (Coordenador: Paulo Lannes - Fundação Memorial AL)
17:30h
Mesa 3 - A Mulher na Ciência, Tecnologia e Inovação
(Coordenadora: Mirlene Simões - SBPC)
18:30h
Lançamento do livro “A Mulher na Ciência, Tecnologia e Inovação”
(Coordenadora: Mirlene Simões - SBPC)
19h
ENCERRAMENTO
TRIBUNA DE DEBATES
Você pode contribuir para os debates da a 1ª Conferência Livre “Engenharia, CTI e a Nova Indústria Brasil”.
Uma vez inscrito (a), mande seu artigo (preferencialmente para publicação em no máximo 2 paginas A4 em formato pdf ou openoffice), ou vídeo de 3 minutos para o e-mail coord_pol_publicas@engd.org.br
Preferencialmente o conteúdo deve ter relação com os temas da I Conferência Nacional Livre ou com os temas da V Conferencia de CTI.
INSCRIÇÕES
Preencha o formulário
ORGANIZAÇÃO
Engenharia pela Democracia (EngD) www.engd.org.br
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) portal.sbpcnet.org.br
Fundação Memorial da América Latina memorial.org.br/fundacao
LOCAL
Acesso pelo Metrô Barra Funda
A Biblioteca Latino-Americana, situada no Memorial da América Latina, ergue-se sob uma viga de 90 metros de extensão suspensa entre dois pilares, recorde na construção civil à época de sua inauguração.
Em seu piso superior, com 1.800m2 de área, estão localizados o acervo bibliográfico, as mesas de leitura, um auditório e um espaço para exposições. As primeiras obras do acervo bibliográfico foram adquiridas por uma equipe de especialistas, sob a supervisão do Prof. Darcy Ribeiro, autor do projeto cultural do Memorial.
Na formação do acervo, houve a preocupação com a constituição de um espaço que, além de disseminar a cultura latino-americana, abrigasse também sua memória. Entre os títulos adquiridos destacam-se: Nova Lusitânia (1675), Castrioto Lusitano (1679), Coleção Brasiliana, Coleção Documentos Brasileiros, livros autografados e primeiras edições.
Atualmente, o acervo bibliográfico é composto por 42 mil itens, tendo como temas principais as ciências sociais, literatura, artes, história, economia e cultura popular. O acervo audiovisual (VHS e DVD) é composto por 3.620 títulos, com destaque para produções cinematográficas de países como Cuba, México e Argentina.
Todo o acervo da biblioteca é aberto à consulta pública por meio do catálogo online http://biblioteca.sophia.com.br/6350 . O pesquisador tem acesso aos acervos bibliográfico e audiovisual, além das publicações digitalizadas do Memorial.
Como chegar: