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A engenharia automotiva no Brasil

Foto do escritor: EngD EngD

Atualizado: há 5 dias



Recente publicação da Autodata revela os planos de expansão do Centro de Desenvolvimento da Ford, em Camaçari, BA.



A ação da transnacional foi objeto de comentários nas redes sociais, abaixo sequencialmente os do professor da Poli Miguel Buelta e do também engenheiro Miguel Manso:


"Esta é uma notícia que deveria entusiasmar a todos. No Brasil, temos um razoável parque industrial (fábricas), mas os projetos (a Engenharia) normalmente vem de fora do País. A Ford seguiu um caminho na contramão dessa realidade: as fábricas saíram, mas a Engenharia ficou e continua crescendo, mostrando a capacidade e competência dos engenheiros brasileiros. Com isso, a Ford do Brasil entra no panteão das grandes e honrosas exceções no cenário do "Brasil só com fábricas", fazendo companhia à Embraer, Embrapa e algumas poucas outras. Com isso, na Poli, temos a satisfação de contribuir para a formação desses engenheiros, que fazem o Brasil ocupar um espaço relevante na Ciência, Tecnologia e Engenharia desenvolvidas globalmente."


"A Engenharia brasileira é fantastica, a Ford compreendeu e se beneficiou amplamente disso. Justamente a Ford que foi responsável pela mudança do processo de montagem de carros populares veio buscar no Brasil a Engenharia para buscar se manter nessa liderança. Basta contar a história do Motor Zetec Rocam, fabricado e projetado em Taubaté que vendeu mais de 3 milhões de unidades, foi pensado para atender às necessidades dos consumidores brasileiros, que exigiam um motor confiável, de baixo custo e que pudesse enfrentar as condições variáveis das estradas locais. Os próprios americanos diziam que era impossível produzir motores abaixo da linha do Equador porque os Blocos trincariam... Lembrar que inventamos o câmbio automático, a injeção eletronica, materiais de ligas leves e altamente resistentes, sem falar doa amortecedores e sistemas e freios com materiais produzidos e desenvolvidos com tecnologia nacional. A pergunta que não quer calar é se conseguimos fazer com alta tecnologia e engenharia todos os componentes desse importante segmento industrial é porque não fomos capazes de ter montadoras nacionais??? A engenharia é boa... mas os economistas e a política... soberania relativa..."


Relembre como foi a saída da montadora do Brasil.


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