Os rumos da indústria nacional estão na pauta de diversas entidades em 2024, ano do lançamento do programa federal Nova Indústria Brasil (NIB). Abaixo, o movimento Engenharia pela Democracia (EngD) recomenda três debates sobre a reindustrialização do País.
1
Ciclo de Debates “Reindustrialização do Brasil e a Estratégia de Desenvolvimento Sustentável e Soberano”
Organizado pela Fundação Maurício Grabois, o ciclo terá duas mesas. A primeira, nesta quarta-feira (5), discute “Reindustrializar o Brasil: Inovação, Tecnologia, Soberania e Sustentabilidade”. Com início previsto para 18h30, o debate contará com a presença da ministra Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e do economista Luiz Gonzaga Belluzzo.
Já a segunda mesa, às 18h30 de quinta-feira (6), reúne lideranças ligadas ao movimento sindical sob o tema “Reindustrializar o Brasil: Desafios e Oportunidades para a Criação de Empregos de Qualidade”. Representantes de CTB, Força Sindical e CUT estão entre os debatedores.
2
Seminário “Nova Política Industrial a Serviço do Desenvolvimento do Brasil”
Fruto de uma parceria entre a CTB e o jornal Hora do Povo, o evento reúne representantes do empresariado e dos trabalhadores para debater a Nova Indústria Brasil. O expositor será Rafael Lucchesi, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Os comentários serão dos sindicalistas José Reginaldo, da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria), e Assis Melo, da Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil). O seminário está marcado para 11 de junho, na sede nacional da CTB, em São Paulo.
3
Reunião do Fórum pela Retomada da Indústria Naval e Offshore
A sede do CRT-RJ (Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro) vai receber, em 13 de junho, a próxima reunião do Fórum, que foi retomado em 2023 e atua sobretudo no Rio de Janeiro. Participam do grupo 14 entidades sindicais laborais (de metalúrgicos, marítimos, petroleiros e construção naval), além de uma entidade patronal – o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval).
Komentar