O programa “Engenharia & Desenvolvimento” abordou nesta quinta-feira (12) o Fórum da Engenharia Nacional, que será realizado em novembro, no Rio de Janeiro. Para tratar do tema, o apresentador Alexandre Santos recebeu Allen Habert, coordenador nacional do Fórum, e Antônio Valdo de Alencar coordenador regional.
Segundo Allen, o Fórum será um “instrumento permanente” para dialogar com a sociedade brasileira”. Seu propósito é “articular, reunir e unir todas as entidades, os movimentos, as associações, o empresariado, a área acadêmica e a área pública no campo muito amplo do que a gente chama de engenharia”.
“O futuro do nosso país está exatamente nessa caminhada”, afirmou Allen, que também é diretor da EngD (Engenharia pela Democracia). “Não há país desenvolvido no mundo que não tenha no coração dele a questão protagonista da engenharia e da ciência, tecnologia e inovação. Isso é o DNA para o sucesso dos países.”
Allen defendeu que o momento que vive o País, de reconstrução nacional, abre “condições de reanimar toda a nossa indústria”. Sem esse rumo, o Brasil corre o risco de se transformar numa “neocolônia” – uma “grande fazenda” fornecedora de commodities.
De acordo com Allen, essa pauta – que une indústria, engenharia, desenvolvimento e soberania – agrega diversos setores e representações da engenharia. O êxito do Fórum vai fortalecer a proposta de realização da 1ª Conferência Nacional de Engenharia já em 2025.
“A engenharia – que gerou um conjunto de conquistas para o nosso país – quer reunir diversos segmentos para debater e formatar políticas públicas”, afirmou Allen. A engenharia nacional quer “oferecer à Nação condições para impulsionar o nosso crescimento e o nosso desenvolvimento sustentável”.
O “Engenharia & Desenvolvimento” é transmitido pelo canal Canal Arte Agora, no Youtube. O programa conta com apoio da EngD, do Clube de Engenharia (RJ), do Clube de Engenharia de Pernambuco, do Instituto Agricultura Regenerativa, da RedeD e do Fórum dos Engenheiros/as Agrônomos/as do Rio de Janeiro (FEEA-RJ).
コメント