Profissionais, pesquisadores e estudantes, que atuam em diversas áreas da Engenharia, participaram na noite da terça-feira, dia 2 de agosto, da emblemática e representativa Assembleia Geral da EngD.
O evento virtual reuniu representantes de 10 estados e do Distrito Federal, entre eles RS, SP, RJ, MG, PR, GO, MT, BA, CE, PA.
No centro da discussão, o posicionamento da EngD em relação às eleições deste ano e ao primeiro turno da eleição presidencial; e a discussão sobre finanças e contribuições.
A Assembleia foi aberta pelo coordenador-geral, Paulo Massoca. Segundo Massoca, vivemos um momento histórico para o nosso país. “Às vésperas de comemorar o Bicentenário da Independência, chegamos em um ponto que estamos lutando pela sobrevivência da democracia e a possibilidade de reconstrução do nosso país.
O dirigente defendeu o apoio à candidatura Lula/Alckmin para impedir a reeleição de Jair Bolsonaro já no primeiro turno. “Entendemos que somente a união das forças patrióticas e populares será capaz de deter o presidente golpista e sua horda fascista para que consigamos garantir uma eleição livre para que somente a vontade popular se expresse e soberanamente os eleitos tomem posse. A EngD pode e deve ter um papel importante a cumprir nesse momento. Papel indispensável e irrecusável diante dos nossos compromissos fundantes”, afirmou.
“Está na origem do nosso movimento o compromisso estratégico pelo afastamento de Bolsonaro. Para a EngD, a permanência de Bolsonaro na Presidência faz a Democracia, o povo e a Nação sangrarem. Por isso, nosso compromisso é derrotá-lo no primeiro turno. Nesse sentido orientamos o apoio à candidatura Lula/Alckmin”, destacou Massoca.
Secretário-geral, Mauricio Habert mediou as falas, que em consonância versaram para a relevância de eleger um governo progressista e um Congresso que dê governabilidade a ele.
A decisão de apoio à chapa Lula/Alckmin foi unânime. A disposição de luta foi apoiada pelos participantes que contribuíram com propostas acerca de ações a fim de dar visibilidade ao apoio fortalecendo a campanha.
Entre as deliberações, aprovadas por unanimidade, está a elaboração de uma Carta de Apoio à candidatura Lula/Alckmin (clique aqui e leia) e aos candidatos progressistas ao legislativo; a integração da EngD e seus membros na agenda de eventos do processo eleitoral e em Defesa da Democracia, da Justiça Eleitoral e do Fora Bolsonaro.
A assembleia também estabeleceu e aprovou critérios para as contribuições financeiras dos membros da EngD de forma flexível e democrática.
Commentaires