Em 2024, a FUP Federação Única dos Petroleiros (FUP) completa 30 anos. A data foi comemorada durante a 11ª Plenária Nacional da entidade (Plenafup), encerrada nesta sexta-feira (30). Confira a nota divulgada pelo movimento Engenharia pela Democracia (EngD) para celebrar o aniversário da federação.
Viva os 30 anos da Federação Única dos Petroleiros - FUP!
A Engenharia pela Democracia (EngD) congratula-se com a FUP pelos seus 30 anos, comemorados por ocasião da XI Plenafup (27 a 30/08/2024). A FUP é motivo de orgulho para os trabalhadores brasileiros. Congrega 13 sindicatos filiados em todas as regiões do país e representa atualmente mais de 100 mil petroleiros do Sistema Petrobras, assim como de empresas privadas.
Essas três décadas foram marcadas por muitas lutas, mas a comemoração não poderia vir em melhor hora. Por forte pressão da FUP, a Petrobras negocia a reversão da venda da Refinaria Landuldo Alves, em Mataripe/BA (RLAM), a segunda maior Refinaria do Brasil, efetivada em novembro de 2021 junto ao Fundo Mubadala dos Emirados Árabes Unidos, sendo forte a expectativa de êxito da recompra.
No entanto, o grande presente de aniversário veio em 15 de agosto, quando, também por pleito da FUP, a Petrobrás decidiu investir R$ 860 milhões para reativar a Fábrica de Fertilizantes Araucária Nitrogenados SA (Ansa), com previsão de entrada em operação até o segundo semestre de 2025. A despeito da importância para a segurança alimentar nacional e para a balança comercial brasileira, a Ansa foi fechada em janeiro de 2020 pelo governo de então. Foram demitidos 396 empregados próprios e mais de 600 indiretos, perfazendo algo da ordem de 1.000 demissões.
A EngD, movimento lançado em 3 de outubro de 2021, aniversário de criação da Petrobras, se orgulha de compartilhar com a FUP a mesma trincheira em defesa da Petrobras e da soberania nacional, desejando à FUP, a seus dirigentes e aos petroleiros de todo o Brasil, representados na pessoa do seu presidente Deyvid Bacelar, grandiosas batalhas e vitórias ainda maiores.
Paulo Massoca Coordenador-Geral
Comments