top of page
Foto do escritorEngD

EngD endossa manifesto do Clube de Engenharia que repudia a Vale

O Clube de Engenharia do Rio de Janeiro criticou os anúncios que a mineradora Vale divulgou em suas redes com críticas ao governo Lula. Segundo Francis Bogossian, presidente do Clube, a empresa faz “propaganda mentirosa”. A EngD (Engenharia pela Democracia) endossa o documento. Confira o texto na íntegra.

 

MANIFESTO DE REPÚDIO
 O Clube de Engenharia vem a público manifestar seu repúdio à propaganda mentirosa veiculada nas redes sociais pela Vale.
 Nessa propaganda, a Vale chama de mentirosas as denúncias, do Sr. Presidente da República, quanto ao execrável comportamento recente dessa empresa.
 Senão, vejamos, ponto a ponto, as quatro “mentiras” que ela atribui ao Sr. Presidente da República:
1) A Vale está em litígio com o Estado de Minas Gerais; 2) Está vendendo parte de seus ativos; 3) Abriu mão de explorar uma mina de carvão em Quartize em Moçambique; 4) A Vale observa os interesses do governo do Brasil.
Todas as afirmações acima do Sr. Presidente não são mentiras, são verdadeiras:
1) A Vale está em litígio, sim, com o Estado de Minas Gerais por várias questões (Brumadinho, etc) e em litígio com outros estados da União (Pará, Maranhão e etc);
2) A Vale está vendendo, sim, seus direitos de lavra em vários jazimentos;
3) Sim, a Vale abriu mão da mina de Quartize, em Moçambique, que era peça central na concepção de tornar o Brasil um importante Polo na siderurgia mundial. Os navios, que levam minério de ferro para o Oriente, trariam carvão siderúrgico da mina para o Brasil.
4) A Vale foi transformada por uma privatização estendida no tempo, de uma empresa pública de capital nacional em uma empresa privada de capital estrangeiro. Com esta manobra pérfida, ela retirou do controle do povo brasileiro grande parte do patrimônio mineral do país.
O Clube de Engenharia, ao longo de seus 144 anos, tem representado as grandes causas da nação brasileira. Pelo desenvolvimento do país e pelo conhecimento que temos do assunto, ratificamos as verdades do Sr. Presidente e propugnamos que o Estado Nacional coíba, por medida legal, o desrespeito da Vale, algo que já deveria ter ocorrido pelos desastres ambientais que já ocasionou o seu controle privado e pelos riscos de toda natureza que ainda proporcionam.
Francis Bogossian Clube de Engenharia Presidente

6 visualizações

Yorumlar


bottom of page