top of page
Odete Santos

Odete dos Santos: Fogo nas estradas

Atualizado: 24 de mai.


A Rodovia Fernão Dias faz parte do meu trajeto diário duas vezes ao dia, pois moro na Penha e trabalho em Guarulhos SP.

 

Faz três semanas que notei no meu retorno para casa, a mata ao lado do Rio Cabuçu de Cima, do lado direito da rodovia cujo nome é Av. Educador Paulo Freire, estava toda queimada.

 

No dia seguinte no mesmo local a mata queimava, o fogo estava inclusive bem alto.

 

Alguns dias depois quando ia ao trabalho, me deparei com o fogo nas vegetações e árvores no canteiro central da avenida, ele rapidamente se espalhava e consumia inclusive as árvores que ali existem, árvores essas que demoraram muito a crescer.

 

O fogo estava sob um radar ali instalado, o que torna o fato mais absurdo ainda.

 

Liguei da rua mesmo aos Bombeiros e avisei sobre o incêndio, meu apelo parou na falta do endereço do local, mesmo fornecendo todas as informações, a atendente queria o endereço e eu tive que chegar no meu trabalho e fazer uma pesquisa no google para novamente ligar e passar o endereço solicitado.

 

A tarde quando passei pelo local, vi o tamanho da destruição que a demora ocasionou no local, muita pena das árvores queimadas sem dó alguma.

 

Dias depois percebi que devem ter colocado fogo no local  novamente e nada pude fazer.

 

Qual o motivo de tal ação criminosa? Não faço ideia. Nesse local e ao redor há obras viárias na saída da Dutra para a Fernão Dias, e há um conjunto de aptos sendo finalizado junto ao Rio Cabuçu também, porém não vejo relação com os incêndios.

 

Hoje, 20/05/24 a motorista do uber me falou que viu no final de semana fogo nas vegetações do canteiro central da Marginal Tiete, pelo que me falou parecia ser entre as pontes Tatuapé e Aricanduva, pois várias vezes ao passarmos por ali comentamos sobre a beleza das árvores do local, e sobre a loucura de pensarem em usar o local para eventos, ideia já descartada pelo governo municipal. Ela me falou que no meio do incêndio uma capivara com três filhotes, tentava fugir do local. Agradeço não ter presenciado tamanho absurdo.

 

O que está acontecendo? Qual motivo destas queimadas? Falta de chuva? Vegetação seca?

 

De quem é a responsabilidade de conter esses incêndios tanto nas Marginais, como nas estradas?

 

O planeta nos envia alertas como os do Rio Grande do Sul  e não aprendemos a lição?

 

Precisamos de árvores, precisamos de matas, não devemos incendiar matas, não vejo dificuldade em aprendermos e com este aprendizado preservarmos o meio ambiente.

 

Uma árvore queimada nos faz falta, muita falta.

 

Nossa luta deve ser pela preservação e nunca pela destruição.

 

 Odete dos Santos é membro do Conselho Deliberativo da EngD (Engenharia pela Democracia)

16 visualizações

Comments


bottom of page