top of page
  • Foto do escritorEngD

Francis Bogossian assume presidência do Clube de Engenharia


A nova direção do Clube de Engenharia tomou posse nesta segunda-feira (9), em solenidade na sede da entidade, Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro. O presidente do Clube, Marcio Girão, passou o cargo para seu sucessor, Francis Bogossian.

 

Na eleição de 29 de agosto, Bogossian encabeçou a chapa Engenheiros Unidos do Brasil, que se sagrou vencedora com 76% dos votos. É a terceira vez que ele assume a presidência do Clube – as duas anteriores foram entre 2009 e 2015.



Também foram empossados o primeiro-vice, Fernando Peregrino, e a segunda-vice, Olga Simbalista, além do Conselho Fiscal e do terço do Conselho Diretor e das Mesas Diretoras das Divisões Técnicas Especializadas. O mandato será de três anos (2024-2027).


Com auditório lotado, a cerimônia se converteu num grande ato em defesa da união da ciência, da engenharia e da indústria. “Nós nos propomos a ser os guerreiros da luta desenvolvimentista do Brasil”, afirmou Bogossian. Segundo ele, o Clube de Engenharia “se propõe a ser o amálgama de todas as demais entidades brasileiras unidas nesse empenho comum para reerguer a indústria brasileira”. Ele citou a NIB (Nova Indústria Brasil), lançada neste ano pelo governo Lula, como um dos projetos mais estratégicos para o País.


 

Já Girão encerrou o mandato com um anúncio importante: o Clube de Engenharia será a sede do 1º Fórum de Engenharia Nacional, “a partir de 11 de novembro de 2024”. Tanto ele quanto Bogossian ressaltaram que um dos objetivos do Fórum é fortalecer a construção da 1ª Conferência Nacional da Engenharia, a ser convocada pelo governo federal, em 2025.

 

A EngD (Engenharia pela Democracia) marcou presença no evento com três dirigentes – o coordenador-geral, Paulo Massoca; a vice-coordenadora, Cládice Diniz; e o coordenador para o Fórum Nacional da Engenharia, Allen Habert, que também representou o Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).


 

Diversas autoridades prestigiaram a posse: a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ); os deputados estaduais Luiz Paulo (PSD-RJ) e Martha Rocha (PDT-RJ); o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o presidente da Finep, Celso Pansera; o reitor da UFRJ, Roberto Medronho; o almirante Moura Neto; e a diretora da Petrobras, Sylvia dos Anjos. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, gravou uma mensagem.

 

Entre as lideranças da engenharia presentes, estavam o ex-diretor da Petrobras Guilherme Estrella, o “pai do pré-sal”; Olímpio dos Santos, presidente do Senge-RJ; Clovis Nascimento, secretário-geral da Fisenge; e Henrique Luduvice, que foi presidente do Confea (1994-1999).



Confira abaixo a íntegra do discurso de Francis Bogossian:










Confira abaixo a íntegra do discurso de Marcio Girão:







148 visualizações

Comments


bottom of page