top of page

Os engenheiros lutam para salvar a engenharia brasileira

Foto do escritor: EngD EngD

Alexandre Santos



Os engenheiros brasileiros - referência geral que, no âmbito deste texto, se refere a todos os profissionais das engenharias, da agronomia e das geociências com atuação no Brasil - estão muito preocupados com a forma como, com a vergonhosa cumplicidade dos presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia (Confea e CREA’s), as forças conservadoras tentam descaracterizar o exercício da Engenharia no País.


De fato - tomando por base uma proposta lesa-pátria e lesa-profissão subscrita por todos os presidentes do sistema CREA-Confea (então seduzidos pelo aceno de reles vantagens pessoais, como custeio de plano de saúde e prorrogação do mandato por mais um ano) -, parlamentares de formação entreguista estão tentando aproveitar a reforma da lei 5.194\66 para descaracterizar a Engenharia brasileira, afastando-a ainda mais da liderança dos processos capazes de conduzir ao crescimento econômico, ao fortalecimento da soberania nacional e à promoção do bem-estar social.


Não é sem razão, portanto, que, por todo o País, os profissionais estão formando núcleos de resistência ao PL 1.024, que, além de representar uma traição aos 1,3 milhão de engenheiros brasileiros, significa um gesto de profunda irresponsabilidade cívica.


Viva a Engenharia brasileira!!! Não ao PL 1.024.


Alexandre Santos é engenheiro, vice-presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco e editor do programa Engenharia & Desenvolvimento do canal Arte Agora. Publicação original: Os engenheiros lutam para salvar a Engenharia brasileira - Alexandre Santos.

69 visualizações

Comments


bottom of page