Com a finalidade de ilustrar algumas razões pelas quais considero que a EngD deve apoiar claramente, explicitamente, ativamente, a chapa Lula-Alckmin, encaminho um texto que escrevi em dezembro de 2020.
“Bom dia. Esta conversa de voto impresso é somente para assegurar mais uma garantia de sucesso destes inomináveis. Na minha opinião, o inominável já está reeleito. Acredito nisso pelas razões abaixo.
Que situação a nossa. Neste momento atual, tenho certeza que o inominável tem tudo para ganhar a próxima eleição presidencial e todas as condições favoráveis para eleger senadores e deputados para lhe darem sustentação. Todas as porcarias que ele faz e fala, que parecem absurdas e surreais para qualquer indivíduo minimamente racional, na verdade, são dirigidas unicamente à parcela da população que o apoia incondicionalmente. Esta parcela corresponde a um terço da população, aproximadamente. É o que basta, pois, na eleição, tem um terço de abstenções, outro terço que se divide entre vários outros candidatos e o um terço de eleitores que votam nele incondicionalmente. Acho que estamos afundando cada vez mais, sem querer parecer pessimista.
O momento atual impõe a existência de somente duas posições: ou contra ou a favor do inominável. Não há alternativas. Acho que, enquanto os partidos ditos de oposição ficam se digladiando, cada um por si, cada um com um candidato próprio, isto é tudo que o inominável precisa, a divisão do um terço que vota contra ele. Assim, na minha opinião, cada político que não lutar pela união contra esta situação, estará, inexoravelmente, se posicionando a favor do lado de lá, do lado do inominável. Infelizmente, acho que é esta a nossa triste realidade, temos que reconhecer esta realidade maniqueísta para termos chances de desmontar a bomba relógio da nossa destruição.
Será que estou exagerando?”
Infelizmente, parece que muita gente ainda não se convenceu do tamanho da nossa crise e do tamanho do desastre caso os inúteis continuem nos desgovernando tendo como norte, unicamente, os seus umbigos insaciáveis.
Enfim, rezo todos os dias para estar completamente equivocado. De qualquer forma, a chapa Lula-Alckmin está na frente nas pesquisas e parece ser a nossa única chance de recuperarmos um pouco do controle dos nossos destinos, um pouco da construção de instituições para desenvolver o país, um pouco da esperança de um dia podermos viver num país sem os atuais descalabros e desigualdades abissais.
Então, temos que arregaçar as mangas e atuar resolutamente para eleger Lula-Alckmin no primeiro turno e bancadas de deputados e senadores progressistas que garantam a sustentação no Congresso e em Assembleias Estaduais de programas de governo que objetivem a reconstrução do país, pois, vamos ter que começar tudo de novo.
São Paulo, 15 de julho de 2022.
Pedro Pereira de Paula
Relator do Conselho Fiscal da EngD
Comments