Encurralados pela violência, pela impunidade, sem ver qualquer possibilidade de solução a curto prazo, as pessoas cada vez mais buscam soluções mágicas para a criminalidade: um herói, um super homem que puna os bandidos. Esquecem, contudo, que a violência indiscriminada gera descontrole e mais violência e que só, mudanças estruturais podem trazer a tão desejada paz.
Estamos vivendo uma fase de regressão histórica da humanidade, mesmo com os avanços técnicos (medicina, física, informática, etc.), pois temos a perda permanente de conquistas sociais, do respeito à pessoa e dos direitos humanos. O aumento da criminalidade é só mais uma das consequências desta fase.
O modelo capitalista neoliberal, implementado no governo FHC e de certa forma mantido pelo governo Lula e Dilma, caracteriza- se pela generalização do desincentivo ao trabalho através do desemprego prolongado e continuado.
Com o passar do tempo as novas gerações surgidas de pais desempregados, no limite, indigentes, sustentados pela política de mínimos sociais eliminará de sua consciência a honra do trabalho, do ser útil, do produzir socialmente com consequências ainda imprevisíveis ao futuro da humanidade.
Não existem soluções milagrosas, nem atalhos, somente condições sociais mais justas (condições de emprego, saúde, educação e habitação a toda população) podem permitir uma real diminuição da criminalidade.
Comentários