Engenheiro Antônio Valdo de Alencar
Coordenador Geral do Fórum Nordeste da Engenharia Nacional
O Fórum Nordeste da Engenharia Nacional foi de uma aprendizagem muito interessante, definido como uma necessidade e de importância a realização de fóruns regionais para os preparativos do Fórum da Engenharia Nacional, isso ocorrido em reunião virtual após as eleições do Confea realizada em 11/12/2023, pelo Movimento Engenharia pelo Desenvolvimento.
Assumimos o compromisso de liderar a organização do evento no Nordeste. O primeiro passo foi articular e compartilhar com os Clubes de Engenharia dos estados da nossa Região, com os Sindicatos dos Engenheiros e o máximo possível de entidades regionais ligadas as engenharias que conjuntamente pudessem participar com vistas a organização e a realização do Fórum Nordeste da Engenharia Nacional.
Uma tarefa que imaginávamos difícil, mas de pronto contamos com o apoio dos Clubes de Engenharia de Pernambuco, do Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas e Bahía, como também com a Universidade do Estadual do Maranhão, a UEMA. Dos sindicatos de engenheiros contamos com o Senge de Pernambuco, o Senge de Sergipe e o Senge da Bahia.
Outro desafio seria o formato, o presencial de logo descartável, pelos elevados custos e além do agendamento dos palestrantes com os deslocamentos necessários. Partimos para a solução virtual e para tanto precisaríamos de um canal disposto a sediar o Fórum através do seu site.
Quando levamos a proposta para o Canal Arte Agora, transmitido pelo YouTube, com amplo alcance em território nacional e visto também em outros países, e sendo aceita e com apoio incondicional, era tudo o que precisávamos para a realização do Forúm Nordeste da Engenharia Nacional. E aqui não podemos deixar de manifestar a nossa honra e gratidão por esse apoio do Canal Arte Agora (www.youtube.com/@ArteAgora).
Somando a esse apoio do Canal Arte Agora, foi tamanha importância o apoio da EngD – Engenharia pela Democracia e da Fisenge.
Com a infraestrutura equalizada, passamos a selecionar os temas que deveriam ser levados para a discursão com base regional e com influência ou transversalidade nacional. Feito isso, partimos para os convites aos palestrantes, escolhidos pelo notório saber no campo de atuação e com reconhecimento no meio acadêmico, empresarial e pela atuação profissional no âmbito das engenharias.
Nesse contexto, tivemos a honra em contar com os engenheiros Geraldo Eugênio, Bruno Pantoja, Everaldo Feitosa, Alexandre Santos e a engenheira Simone Baia.
Outro aspecto da maior relevância era contar com as palestras de abertura em cada dia (03/12, 05/12 e 11/12/24), para tanto tivemos a honra e a felicidade de terem aceitado o nosso convite, os engenheiros de notório saber e protagonistas da engenharia nacional da magnitude dos engenheiros Amaury Monteiro Jr, Henrique Luduvice e Marcos Túlio de Melo.
Não menos importante seriam os mediadores para os debates e coordenação das mesas e, para tanto convidamos a engenheira Roseanne Araújo e os engenheiro José Mário Cavalcanti e Tiago Roncy.
Todo esse esforço tem um principal objetivo que é o de promover um maior protagonismo da Engenharia Nacional na vida política, social e econômica do Brasil, compreendendo que o protagonismo da engenharia não pode estar, ou ser dissociada do seguinte princípio “não existe desenvolvimento sustentável sem engenharia e, sem engenharia não existe sequer desenvolvimento”. Nesse entendimento, o Fórum Nordeste da Engenharia Nacional é pensado para romper com a inatividade e a ausência de altivez e protagonismo. Após a sua realização concluímos que atingimos os objetivos, estimávamos um número de inscritos pelo Even3 de 300 participantes e, com o encerramento do Fórum Nordeste da Engenharia Nacional se verifica mais de 2.000 visualizações verificadas e assistidas pelo Canal Arte Agora, considerando as somas dos 3 dias do evento e, a Carta do Recife do Fórum do Nordeste da Engenharia Nacional será publicada nos próximos dias.
Acompanhe as três mesas do Fórum:
3.12.2024 - Palestra de abertura - Amaury Monteiro Jr; Semiárido nordestino, potencialidade e desafios - Geraldo Eugênio; A engenharia e os ODS - Bruno Pantoja
5.12.2024 - Palestra de abertura - Henrique Luduvice; Formação profissional nas engenharias e geociências - João Aureliano e Alexandre Santos
11.12.2024 - Palestra de abertura - Marcos Túlio de Melo; Transição energética: potencialidades e desafios do Nordeste brasileiro - Everaldo Feitosa
Em março de 2025 reúne-se no Rio de Janeiro o Fórum da Engenharia Nacional, rumo à 1ª Conferência nacional da Engenharia.
Comentarios