Após 14 anos, o governo federal voltou a promover Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia. A quinta edição do evento (5CNCTI) foi realizada de 30 de julho a 1º de agosto, em Brasília. O movimento Engenharia pela Democracia (EngD) divulgou publicamente um documento de saudação ao encontro.
Além disso, três dirigentes da EngD foram a capital federal para participar da conferência: o coordenador-geral, Paulo Massoca; o coordenador de Políticas Públicas, Miguel Manso; e o coordenador para o Fórum Nacional da Engenharia, Allen Habert.
Miguel foi um dos palestrantes da sessão especial “As Conferências Livres na 5CNCTI”, na tarde de 31 de julho. Em sua exposição, ele fez um relato da 1ª Conferência Nacional Livre da Engenharia, Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorreu em São Paulo, em 10 de abril. A EngD foi uma das promotoras da atividade, ao lado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Fundação Memorial da América Latina.
Além do relatório final da Conferência Livre, a EngD encaminhou à organização da 5CNCTI o documento “Contribuições para o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial – PBIA”. Seu conteúdo foi elaborado pela EngD e por diversas sociedades científicas.
A 5ª Conferência foi a mais democrática e representativa da história. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o formato híbrido (presencial e virtual) permitiu que cerca de 30 mil pessoas – entre participantes e espectadores – acompanhassem os três dias de programação.
Clique abaixo para ver a apresentação da EngD na 5CNCTI:
Comentarios